ESCOLA DE BATISMO - Evangelho de Deus

Lição 4

O Testemunho (cf João 8)


Cristo Jesus veio ao mundo cumprindo todas as profecias que foram prenunciadas pelos Oráculos de Deus. Lá ainda no Jardim do Édem, Deus declarou que Cristo nasceria da descendência da mulher; que essa descendência seria do filho da promessa de Abraão, a saber, Isaque (vf Gn 3.15; Rm 9.7). De Isaque, Deus rejeitou Esaú, porém escolheu Jacob (vf Rm 9.13); e dele na descendência de Judá veio o Rei Jesus. Por isso Jesus é o Leão da Tribo de Judá. De Judá veio o Rei Daví, a virgem Maria e seu pai de criação José o carpinteiro.

A profecia disse que Ele nasceria de Belém Efrata da Judéia a mesma cidade que nascera o Rei David (cf Mq 5.2); quando Cristo nasceu, por força de um decreto do imperador Romano, seus pais haviam ido para lá. Por causa de Herodes e por ordem do Anjo de Deus, os pais de criação de Cristo o levaram ao Egito(vf Mt 2.13-19). Mesmo que Jesus Cristo tenha nascido em Belém de Judá, mas cresceu e iniciou seu ministério na Galiléia como fora predito pela profecia que nas terras de Zebulom e Naftali brilhou uma grande Luz e essa Luz é Jesus (vf Is 9.1, 2; Mat 4.14-16; Jo 1.3-11)! Ele criou o Universo e com sua palavra sustenta todas as coisas pela Palavra do seu poder (vf Heb 1.1-3).

Ele veio para os seus parentes – os judeus que não o receberam, mas a todos quantos O receberam () deu-lhes (graça) o DIREITO (justiça) de serem feitos (regeneração + renovação) filhos de Deus(adoção), os que crêem no seu Nome (cf Jo 1.11-13). Creem na Verdade do seu Testemunho. Ele deu testemunho de quem Ele era, isto é, o Jeová conosco, o Emanuel. Quem crer quem Ele é de fato, está crendo na Verdade. Ele é a Verdade, o Caminho e a Vida (vf Jo 14.6). Se sua Verdade permanecer libertará o pecador da tirania do pecado e da condenação (cf Jo 8.31-32).

Aos judeus Ele deu seu testemunho que antes que Abraão existisse Ele é o EU SOU (cf Jo 8.56-59). Diante de Pôncio Pilatos, Jesus fez a boa confissão da Verdade de quem Ele era, e pelo motivo de dizer sua verdade e do seu reino que o condenaram à morte de Cruz após muitos açoites, blasfêmias e bofetadas; debaixo de escárnio e zombarias (vf Jo 18.33-37).

Ele é o Rei do Universo e veio aqui em carne nos salvar e buscar. E isso, Ele declarou e aqui anunciamos para que crendo sejais salvos. Ele Jesus mostrou com sinais e prodígios as obras divinas que o Pai confirmava curando enfermos, purificando leprosos e ressuscitando mortos. Cristo que é o próprio Deus em carne, Aquele que é a Ressurreição e a Vida (vf Jo 11.25-26). Ele enviou seus servos a todo o mundo até o fim dos tempos, anunciar o Evangelho de sua Verdade para salvação de todo que crer (cf Mc 16.15).  E você crê nisto? Aleluia.

Transcreva: João 8

Leia João 9, 10, 11

Decore: Heb 1.2-3

CONCLUSÃO

Para nós, a nossa fé em Cristo como Verdadeiro Filho de Deus que veio em carne está muito além da necessidade de sinais e sensações para aceitarmos sua Verdade, participarmos de sua Vida na Esperança da Glória (vf I Jo 5.20). Para um crente batista não há necessidade, mas porque sua Palavra, seu Testemunho anunciado pelos santos profetas e apóstolos, é suficiente para prosseguir como peregrinos nesta Terra que para nós agora, nos é estranha (vf I Jo 5.9-13). Para nós a Bíblia é perfeita que traz o fundamento de nossa fé nos ensinos dos profetas e apóstolos (cf Ef 2.18-20). As igrejas batistas estão edificadas nesse fundamento, a saber, Cristo! Ele é tudo para nós; sua Palavra é provada e permanece para sempre. Finalmente deixamos o que o Ap Pequeno reitera aos irmãos de Corinto:

“ Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo vos entreguei o que também recebí: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (cf I Cor 15.1-4).


©2016 – Pr Lins, C.D.F. – Missão Batista do Caminho no Brasil


Comentários