O JUÍZO DE DEUS PARA O MUNDO
"...porque já o príncipe deste mundo está julgado”
Ü Texto Básico: “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” – João 12:3.
Ü Texto Áureo: “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” – João 16.11.
Ü Verso Chave: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” – Apoc 12:11.
- Ele Veio Buscar e Salvar o que se Havia perdido – os filhos de Adão se tornaram uma geração de almas perdidas e mortas para Deus; e os argumentos fortes, até intransponíveis, pesavam sobre elas. O salário do pecado é a morte. A morada dos vivos e dos mortos estava no controle do diabo: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (vf Lucas 19.10). E para isso Cristo deveria vencer os que estavam sujeitos no poder do pecado e da morte!
JESUS DE NAZARÉ Derrotou o Inimigo: devido ao pecado, a morte, veio a condenação que se estabeleceu nos argumentos da injustiça da desobediência de Adão. A legalidade dada pelo pecado, deu lugar para que a morte imperasse; e devido à injustiça imperada na condição de pecado do homem, o diabo prevaleceu-se disso e tinha o domínio do Império das Trevas. Com a sua morte na Cruz, Cristo venceu anulando todos os argumentos que o inimigo de nossas almas tinha contra nós. E aniquilou o inimigo de nossas vidas: “...ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;” – (vf Heb. 2.14).
- Jesus Resgatou os que estavam no Cativeiro – os justos que moravam no mundo dos mortos, no centro da Terra, foram levados por Cristo para o Céu e, de sua morte em diante, o lugar dos salvos se tornou o Céu: “Quando Ele subia em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros e distribuiu dons aos homens. O que significa “Ele subiu”, senão que também desceu às partes mais baixas da Terra? Aquele que desceu é o mesmo que semelhantemente subiu muito além de todos os céus, para preencher tudo que existe” (vf Ef 4.8-10).
4.
JESUS DE NAZARÉ Nos Tomou do diabo – “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” (vf Col 2.14-15).

5. JESUS DE NAZARÉ Conquistou Autoridade sobre a Morte e o Inferno – “...e disse: Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último. Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno” (cf Apocalipse 1:17-18).
- Ele nos chama para Lealdade – “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” ( vf Ap 2.10).
- Devemos Nos Submeter Pois a Deus – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (vf Tg 4.7).
- Devemos Confessar o Senhorio de Cristo – “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.” (vf Lucas 12.8); “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (vf Rm 10.9).
- O Maligno Não Toca no crente Fiel - “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” (vf I João 5.18).
- A Realidade do Reino dos Céus para o que Crer: “...graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, e da parte do séptuplo Espírito que o assiste diante do trono, e de Jesus Cristo, que é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra. Ele, que nos ama e, mediante seu sangue, nos libertou de todos os nossos pecados, e nos constituiu reis e sacerdotes para servir a Deus, seu Pai; a Ele, portanto, sejam a glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém! Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e toda as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém !” (vf Apoc 1.4-8).
- JESUS DE NAZARÉ nos Deu a Vitória sobre o Mal: “...Devorada, pois, foi a morte pela vitória! Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão? Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo” (vf I Cor 15.54c-57).
Ele nos Assentou com Ele No Céu: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;... Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” (cf Ef 1.3; 2.6).
- Reinamos Com Ele: “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.” – (Rm5.17).
- O Destino Final do Diabo e Seus Seguidores: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre... E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo... Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” – (vf Ap 20.10, 15; 21.8).
Texto Final – João 3.18, 19, 36.
“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus... Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
Comentários
Postar um comentário