FUNDAMENTOS PARA OS SANTOS - Lição 1: AS SAGRADAS LETRAS

 

Lição 1 - As Sagradas Letras



A Bíblia é o melhor de todos os livros. Tem sido traduzi da em mais línguas do que qualquer outro, e por uma grande margem é o livro mais lido no mundo. Ninguém pode considerar-¬se bem informado sem um conhecimento adequado deste maravilhoso livro.
É um guia certo à paz com Deus e com os homens. De fato, nas páginas deste livro se acha o segredo da paz tão procurada pela raça humana que se encontra à beira do abismo da destruição. Não somente conta a história dos homens desde o princípio, mas explica também detalhadamente o futuro. Não se deve desprezar esse conhecimento.

A Bíblia divide-se em duas partes, que se chamam o Antigo e o Novo Testamentos. Há trinta e nove livros no Velho Testamento, escritos antes da vinda de Cristo ao mundo. Estes anunciaram Seu nascimento muitos séculos antes da sua ocorrência em Belém da Judéia. O Novo Testamento contém vinte e sete livros, escritos depois do nascimento de Jesus; falam da Sua vida, morte, sepultamento, ressurreição dentre os mortos e segunda vinda. O Novo Testamento é o cumprimento do Velho Testa¬mento, porque explica como aconteceram as coisas preditas no Velho Testamento. Assim o Novo Testa¬mento prova a veracidade do Velho testamento. Ainda que a Bíblia se componha de sessenta e seis livros, escritos por uns trinta e cinco homens diferentes durante um período de mil e qui¬nhentos anos, é verdadeiramente um só livro, tendo Cristo como o centro e tema de todos os capítulos. No Velho Testamento Cristo é PREDITO. No Novo Testamento, onde vemos cumprida a profecia 'do Velho Testamento, Cristo está PRESENTE. No livro dos Atos dos Apóstolos, Cristo é PROCLAMADO como Salvador de todos os que crêem n’Ele.

A Bíblia chama-se a Palavra de Deus porque Deus é o verdadeiro Autor deste maravilhoso livro. "Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:21). Esses homens escreveram o que Deus mandou que escrevessem. É claro, pela passagem em II Timóteo 3:16, que Deus é o Autor de todos os livros da Bíblia e não somente duma parte deles: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repre¬ensão, para a correção, para a educação na justiça." (II Timóteo 3:16).

Os inimigos da Bíblia têm predito que muito brevemente seria um livro esquecido, mas a passagem dos tempos não somente vem provando seu erro, mas a Bíblia diz o seguinte a respeito disso: "Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus perma¬nece eternamente." (Isaias 49:8) "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." (S. Mateus 24:35). Como uma chave abre uma porta, assim os "textos chaves" da Bíblia abrem grandes verdades espirituais. Eis três dessas chaves que nos explicam porque a Bíblia foi escrita.

 CHAVE 1 - "Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." Romanos 15:4.

CHAVE 2 - "Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de. Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." São João 20:31.

CHAVE 3 – “ Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” – São João 5:39.

Certas pessoas dizem que não lêem a Bíblia porque não a entendem. Por que não entendem? A própria Bíblia dá a resposta: "Ora o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não podem entendê-las porque elas se discernem espiritualmente” ( I Cor 2:14). Somente aqueles que já nasceram de novo podem entender a Bíblia.

Como é então que a verdade de Deus é revelada? "Mas Deus no-la revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus." (I Coríntios 2:10). Quem, pois, é nosso professor? "Mas o Consolador, e Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." (S. João 14:26). Hoje há muito ensino falso.

Muita gente deseja conhecer a verdade, mas não sabe como encontrá-la. A Bíblia dá a resposta: "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido, e vos anunciará as cousas que hão de vir." (S. João 16:13) .

Lembre-se que o Espírito Santo nos fala pela Palavra de Deus. Assim sendo, para conhecermos a verdade precisamos ler a Bíblia. Através da Bíblia as trevas representam o mal, e a luz representa a justiça. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos." (Salmo 119:105) "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos perversos é como a escuridão: nem sabem em que tropeçam." (Provérbios 4:18-19).

O que acontece quando o crente esconde a Palavra de Deus no coração? "Firma os meus passos na tua palavra; e não me domine iniqüidade alguma." (Salmo 119:133) Até somos ensinados aonde devemos guardar a Palavra de Deus: "Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti." (Salmo 119:11). O Salmista deu a receita de uma vida limpa em Salmo 119:9: “ De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra!”. Jesus também disse algo sobre a limpeza espiritual: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:3). Como a água pode limpar o rosto sujo, assim a Palavra de Deus (a Bíblia) nos limpa do pecado quando aplicada ao coração. "Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra." (Efésios 5:26).

Ainda que a Bíblia seja um livro universal, com uma mensagem para o mundo todo, a sua primeira aplicação deve ser pessoal; isto é: o leitor deve procurar aplicar a mensagem à sua própria vida. "Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito) para fazer, ó Deus, a tua vontade." (Hebreus 10:7) A vontade de Deus é que todo o mundo seja salvo do pecado pelo novo nascimento, porque Deus não quer "que nenhum pereça". (II Pedro 3:9) Assim a questão mais importante da sua vida é: VOCÊ JÁ NASCEU DE NOVO...É o tema da próxima lição...



Comentários