Lição 1
PECADO - MORTE & INFERNO
Textos Fundamentais: Tiago 1:13-15; 5:20; Ezequiel 18:25-32
Texto Chave: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz; então, a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” - Tiago 1:13-15
Introdução: Temos nas Letras Sagradas 03 formas de morte. A morte espiritual aquela advinda quando Adão desobedeceu a Deus; a morte física que vem em consequência da morte espiritual, como uma forma transitória até o Dia do Juízo Final; e, a Morte Eterna ou Segunda Morte quando após o Juízo Final no Lago do Fogo Eterno serão lançados os ímpios.
I - Pontos Salientes:
1) O Pecado (cf Rom 3:23 RC): “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” - Nossos primeiros pais após ingerirem do fruto proibido foram infestado com a ‘semente’ do Mal, por desobediência de Adão, aquela glória de santidade e pureza foi destituída de suas vidas; foram ‘cortados’ da Vida segundo Deus(gr. Zoe). Foi incutida o ‘gene’ da inimizade, o espírito da desobediência Àquele que nos amou e nos criou. Criador.
2) O Salário do Pecado (cf Rom 6:23 RA): “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” - O pagamento pelo pecado que habita nos nossos membros (corpo/alma) é a separação de nós e Deus – a Morte; já nascemos desligados d’Ele e no Juízo final isso se dará eternamente. Depois disso o homem e sua descendência nasce com uma natureza inimiga de Deus com um decreto (lei) de morte sobre suas vidas como um legado. Seus descendentes tornaram-se amantes dos desejos e vaidades desse mundo físico do que de Deus.
3) A Legado do Pecado & Morte (cf Rm 7:23): “...vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros." - O ser humano tem um pendor(inclinação) para o mal, à rejeitar e contradizer(mentalidade) a santidade e justiça de Deus. Pelo pecado a humanidade não entende, não encontra Deus; erra e não alcança o propósito original para o qual foi formada. Como estar destituído da presença de Deus sente-se ávido para suprir sua falta de Deus; vive em insensatez (loucuras) e obscuridade mental pois estar sem a Luz da Vida que é Cristo! Tornaram-se ligados ao diabo devida a semente juntada na sedução do Édem. Os que praticam a iniquidade são filhos do Diabo e, são rápidos para fazer isso; e desde a madre(útero) já se desviam! - vf I João 3:8-10; Rm 3:12-15; Salmo 58:3.
4) Deus Providenciou Recurso & Resgate (cf Rom 8:1, 2 BTB) - “Agora, pois, nada de condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito da vida te livrou, em Cristo Jesus da lei do pecado e da morte.” Cristo após ter assuntado ao Céu assentou-se à Dextra da Majestade e lá no Santuário Celeste estabeleceu pela vontade do Pai o RECURSO para o resgate do homem arrependido e confessor de sua justiça pela fé. “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;” (cf Rom 3:24, 25). Deus tolerante e demorado a irar-se; deseja o retorno de cada criatura através de Cristo que traz o Batismo com o Espírito Santo e do Fogo!
5) A Morte: Já vimos que nas Letras Sagradas temos a Morte Espiritual que é a separação da alma humana da Vida de Deus; o homem desligado de Cristo estar morto espiritualmente. A Morte física vem como juízo estabelecido por Deus no Édem para que o homem tivesse uma chance de resgate; por isso, Deus barrou o acesso à Árvore da Vida para que o ser humano não se tornasse imprestável eternamente. No Último Dia da história humana, a Morte Física deixará de existir apesar de muitos buscarem-na (vf Ap 9:6); haverá a Ressurreição do Último Dia quando os justos ressuscitarão para a Vida da Glória restituída e os ímpios ressuscitarão para o desprezo e horror eterno (cf Dan 12:2). A Morte Eterna é também chamada de Segunda Morte e é claramente a punição final e encerramento de todo Mal que se ergueu contra o Rei dos Reis, o Senhor e Criador de todas as coisas; a morte eterna se dará no que a revelação nos define como O Lago do Fogo Eterno (cf Ap 20:14).
6) O Livro da Vida (cf Ap 20:14, 15) - como num Tribunal ao desfecho final no Último Dia, os que não tiverem seus nomes inscritos nesse importante livro diante de Deus, serão lançados na pena da Morte Eterna. A Inscrição de nome nesse importante livro reflete os nomes dos confirmados por Cristo Jesus diante do Trono de sua Graça. Só tem o nome inscrito nesse importante livro os que lavaram suas vestes (alma) no Sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus. Os confirmados são os que Confiaram suas vidas a Cristo Jesus como Senhor e Salvador. O confessaram e não o negaram diante dos homens e dos anjos seguindo a Ele no batismo e na prova da tentação (vf Tg. 1:2-4, 12; Luc 12:8, 9; Rom 10:9, 10).
7) A Morte & O Inferno (cf Ap 20:13-15) – Há uma diferença entre 02 níveis da Instância temporal do Juízo com Recurso e Juízo Final. A Morte como estado das almas destituídas da Vida & Presença de Deus e um certo local ou nível as almas. Às vezes traduzido como Além. A palavra inferno no original há dois termos: Do hebreu: Sheol; Do Grego: Hades. Significam ‘o lugar dos mortos’ ou pode referir-se à própria sepultura; onde os mortos estão. A Morte como entidade é uma entidade de condição do Governo Universal de Deus; o Hades é como entidade de situação ou custódia, porém com tormento, fogo e escuridão. No Último Dia a Morte – que como Instituição Legal – detém os seus mortos; e, o Hades como Instituição Local ou Penitencial detém os seus mortos. O Inferno Verdadeiro (Heb.: Geena) é o que vem na Segunda Morte, isto é, o Lago do Fogo Eterno onde haverá tormento para sempre para perecer a Alma e o Corpo dos desprezadores da Lei e da Graça de Deus (vf Luc 13:1-5; Mat 10:28; Ez 18:4; I Sam 16:14). Por isso devemos temer ao SENHOR porque com Ele está o perdão através do Seu Filho Nosso Advogado (vf Salmo 130:4; At 4:12; I João 2:1).
II - Aplicação:
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.” - cf Gálatas 6:7, 8. Colher corrupção nesse sentido bíblico significa deterioração até a decomposição ou podridão!
O ruim do inferno não é propriamente o sofrimento, mas a ausência de Deus. As pessoas irão para o inferno porque amaram mais suas obras e intenções malignas e iníquas (cf João 3:19-21); por não amarem o Pai que já nos deu prova de tanto amor ao dar Seu Filho Jesus como propício à nossa salvação.
O ser humano não consegue sozinho salvar-se, sobre ele só pesa a separação de Deus e a condenação final; mas ao ouvir a Palavra de Deus, o Espírito Santo concede-lhe a fé, para que munido dela promova-se em seu coração o arrependimento genuíno das obras mortais praticadas e abandonando-as Deus conceder-lhe-á o perdão e a remissão de seus pecados. No entanto, faz-se isso sob o procedimento confessional do Batismo com Água. Cristo nos tira da condenação do pecado, mas o arrependimento e o abandonar a desobediência a Deus cabe a cada um (vf Isaías 55:6).
Dando o sinal da Fé e Arrependimento, Deus concede-lhe o Espírito Santo da riqueza de Sua Graça como penhor para nos conservar e ajudar até o fim (vf I Cor 1:8; Efésios 1:13, 14);
III - Missão:
Esteja disposto a abandonar pela fé suas práticas mortais, despojando-se da insensatez e da loucura cometida pela iniquidade (quebra da Lei de Deus);
Esteja disposto a confiar a Cristo Jesus que tem Nome Autorizado no Tribunal de Deus (cf At 4:12) para livrar sua alma da condenação da Morte Eterna (cf Jo 5:24);
“Buscai o Senhor , vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da Ira do Senhor .” - cf Sofonias 2:3
“Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e, assim, o Senhor , o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.” - cf Amós 5:14
“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (cf Isaías 55:6);
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” cf Provérbios 28:13
IV – Relacione Obras Mortais das quais cabe abandonares ou que sentes culpas por teres as praticado (cf Atos 19:18); Confesse-as todas e peça perdão delas (vf I João 1:8-10):
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obs.: Podeis copia desde que cite a fonte.
©2023 – Missão Batista do Caminho Sulbrasileira
Comentários
Postar um comentário