Lição 3
Os Dez Mandamentos – Primeira Tábua
Textos Fundamentais: Êxodo 20: 2-17; Deut 5; Mateus 5:17-21; 19:18-20
Texto Devocional: Salmo 19:7-10
Texto Chave: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei." - cf Salmos 119:18
Introdução:
Os Dez Mandamentos foram dados pelo próprio Deus a Moisés após resgatar o povo d’Israel com Mão poderosa das garras de Faraó. Assim Deus através de Cristo, nos resgatou pelo seu sangue das garras do Diabo lá na cruz do calvário. Após sermos resgatados há de aceitarmos morrer para nós mesmos e ao vil mundo (Vocação Batista), livre e amavelmente ensejarmos obedecê-Lo fazendo sua vontade. O dedo de Deus escreveu em Duas Tábuas de pedra. O próprio Deus YHWH em Horebe os pronunciou seus Oráculos aos hebreus (vf Êx 20.1). Foram escritas em pedra para significar que são perenes ou eternas. Como Cristo disse, enquanto céu e terra existirem, Sua Lei permanecerá (vf Mat 5:17, 18). Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo capítulo XX e repetidos em Deuteronômio capítulo V. Os quatro primeiros mandamentos (primeira tábua) se dirigem com fim o Amor a Deus e os seis restantes (segunda tábua) são objetados em amar o próximo e a si mesmo. O resumo dos Dez Mandamentos se referem às duas Tábuas, separados respectivamente em Primeiro e Grande Mandamento e Segundo Grande Mandamento: “E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” - cf Mateus 22:35-40. O resumo dos Dez Mandamentos, não significa que os tais em si estão anulados como querem dizer muitos falsos mestres.
I - Pontos Salientes:
A palavra mandamento tem origem no verbo "mandar", que significa ordem ou regra. Do Latim Mandamento ou Preceito: ‘PRAECEPTUS’, “ordem, regra”, de PRAECIPERE, “dar regras a, ordenar, orientar”, formado por ‘PRAE’, “antes”, mais ‘CAPERE’, “tomar, agarrar”. No original hebraico possui o conceito de “palavras da Boca de Deus”; “voz de Deus” – sim, Deus não pede, mas sim Manda; sua Palavra é Ordem e é Imperativa. Todos os Mandamentos do DECÁLOGO, cada mandamento ou preceito é uma ‘voz de comando’, no caso de Deus YHWH. Um dos primeiros mandamentos e principal dado no inicio do Mundo, foi a proibição de ‘não provar nem tocar do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal’. Obedecer os Mandamentos de Deus é antes de tudo uma Verdadeira Liberdade (cf Tg 1:25); não uma prisão; obedecer é um Dever para a bênção e a vida! A libertinagem que é um abuso da liberdade, coloca em cilada os que querem passar por cima.
I - “Eu sou o Senhor , teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim” – Este mandamento se inicia com uma lembrança objetivando uma gratidão de nossa parte. Como Deus nos resgatou através do Sangue de Cristo das garras do Diabo, nós como indivíduos e como famílias devemos honrá-Lo como Senhor. Ao passo que através de Cristo, Deus nos resgatou e nos comprou pelo seu sangue, agora somos d’Ele, não somos de nós mesmos (vf I Pe 2.9; Ef 1:14; I Cor 7.23). Através de uma liberdade de consciência devemos não possuir nem por em oposição a YHWH (Iahuh) outros deuses nem mesmo nosso egoísmo. Se alguém AMA a Deus, esse é conhecido por Ele (vf I Cor 8:3). Há muitos deuses e senhores na face da terra, mas para nós há um só Deus, um só Senhor e um Só Espírito (vf Ef 4.11; I Cor 8.6). Infelizmente muitos que se dizem crer em Deus querem YHWH apenas quando se encontram em apuros. Deus atende porque Ele é bom e sua misericórdia vai além das nuvens. Deus é ciumento e não aceita desonra e injustiça (vf Tg 4.5); não se deve por em segundo lugar em nossas prioridades; precisamos amá-Lo acima de todas as coisas. Precisamos de Sua Graça através de Cristo para amá-Lo sempre mais e mais.
Quem quiser o Seu perdão deverá também perdoar o seu próximo. Pois a quebra de um dos mandamentos quebram-se os nove restantes (cf Tg 2.9). Quem se aproxima de Deus, deve se aproximar por meio da Fé (cf Heb 11.6) ao Atender Sua chamada ao arrependimento pelas ofensas à Sua Lei (vf Isaías . A dignidade da Vida Eterna se dar ao passo que o homem arrependido busca honrar a Deus (cf Rom 2:5-8). O ser humano que desonra a Deus, também receberá desonra, pois Deus não se deixa zombar (cf Gt 6.7, 8). Não se encaminhem no Evangelho da graça barata e da verdade de ‘meia-boca’! Hoje há muitos deuses falsos que se querem usurpar em nossos corações o lugar de primazia que é evido Àquele que nos resgatou e nos fez povo Seu. O pior deles é o Egoísmo que se obstina contra Cristo em nossos corações e não obedecê-Lo; ainda temos o Mamon que é o deus da ganância e riquezas; entre outros. Para nós há um Só Deus o Pai e um só Senhor o Filho (cf I Cor 8:6)!
II - “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor , teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” -
a) O problema da imagens – YHWH está acima dos ídolos; Ele é infinitamente maior que os falsos deuses e os ídolos, porém o homem põe louca e insensatamente aquilo que é nada como objeto de idolatria. Idolatria significa adorar ídolos.
b) Os ídolos nada são; ao passo que sabemos disso, o problema reside nessa loucura de adorar a vaidade, o nada; como as pessoas nada tem de Deus, nem sua verdade e inteligência em si dado pela sua Lei, devido ao pecado; em vez de adorar o Deus Único e Verdadeiro, o desonram, o ofendem em adorar uma imagem;
c) A Vaidade dos ídolos; hoje temos muitos ídolos, tanto os de imagem, os imaginários; os do entretenimento, os galãs de cinema; os artistas; os ídolos da música, os do futebol, os ídolos religiosos e infantis e, assim vai a listra de vários.
d) caminhar pela fé e não por vista; o estilo de vida daquele que segue os Mandamentos de Deus e a Fé m Jesus é a Fé que busca a YHWH (vf Heb 11:1-5) que é a forma única de agradar a Deus (vf Hab 2:4);
e) o impacto da visível – as Letras Sagradas nos ensinam que devemos viver por Fé e não pelo visível (vf II Cor 5.7).
A idolatria abrange pois o apego a tudo que é visível, sentido e querido deste mundo, contrapondo-se à Natureza de Deus que ‘invisível, mas real’ revelado na pessoa maravilhosa e extraordinária de Jesus Cristo (vf Col 1:15; I Tm 1:17; Heb 11.27). Infelizmente muitos são guiados pelo visível e não conseguem agradar a Deus; porém, nós que buscamos a Deus através da fé em Jesus, somos chamados a prosseguir nessa Fé à Paciência (vf Tg 1:3). Faz-se mister entender que neste preceito, não trata apenas de ‘imagem de escultura’, mas inclui ‘nem semelhança alguma’ que podemos entender que sejam figuras e semelhanças dos astros celestiais, de homens, de mulheres, de animais e tudo mais que, os que desejam ser verdadeiros ou Adoradores da Verdade mediante a fé, devem não se apegarem!
III - “Não tomarás o nome do Senhor , teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” - Cristo nosso Mestre nos adverte que toda palavras inútil ou sem propósito daremos contas no juízo! Vf “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;” cf Mateus 12:36. Todo insulto ou blasfema ao Pai e ao Filho poder-se-á perdoar, mas o insulto ou blasfêmia ao Espírito Santo de Deus é pecado imperdoável. (vf Salmo 10.3; Lev 24.16; Mat 12.31).
a) Uma Questão de Testemunho: se levamos seu Nome YHWH (Iauh – EU SOU - Deus) e YHWHSHA (Iausha → Josué no VT → Jesus no NT), devemos andar e modo digno dessa chamada (cf Col 1:10). O nosso mal testemunho, onde estivermos, pode manchar e blasfemarem de nossa Fé no Nome (vf Rm 2.24; Tg 2.7). Nem ainda fazer da dignidade de levar esse Nome um vexame (vf Salmos 4.2)
b) Uma Questão de fé – através da Fé no Nome de Jesus, podemos nos achegar e sermos aceitos por Deus; pois abaixo do céu só há um Nome que é sobre todo nome e, é por causa desse Nome, o Nome do Senhor (vf Salmo 145.18; At 4.12);
c) Uma Questão de Respeito – não devemos usar o Nome do Senhor em piadas e nem rir quando assim formos provocados; nem usar os jargões ‘ai meu Deus’ ou ‘meu Jesus’ à toa! O nome original de Deus vem de 4 letras do Hebraico que no nosso português corresponderia YHWH(Tetragrama) que se pronuncia IAHUH ou IAUH. O nome Jeová foi a junção das vogais do termo Adonai (meu Senhor) e as consoantes do tetragrama (YHWH); algo inadvertido até recentemente.
d) Uma Questão de paciência e perseverança – “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;” cf 2 Timóteo 2:12. Quem nega o seu Nome diante das lutas, provações e ameaças põe tudo a perder, pois se nós O negarmos, Ele também nos negará!
e) Uma Questão de Confissão – No batismo com água ao confessarmos Nossa Fé em Jesus, somos consagrados com o Nome do Pai, do Filho e o Espírito Santo para obediência e participação da Morte-Sepultura-Ressurreição-Exaltação da Glória de Cristo;
d) Uma Questão de Milícia – através do Nome de Jesus e nosso respaldo ao guardarmos os seus mandamentos, podemos expelir os demônios. Como diz a letra do 2o. estrofe do hino 62 do Cantor Cristão: “Este nome leva sempre para bem te defender; Ele é arma ao teu alcance quando o mal te aparecer.”! Quantas vezes em perigo e fervente orações clamamos pelo Nome do Senhor!
e) Uma Profecia – Haverá um dia e se aproxima que: “Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua.” - cf Isaías 45:23 – Vfa Romanos 11:4;
f) Questão de Salvação - “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” - cf Romanos 10:13
IV - “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” - Primeiramente Deus não nos deu 9 Mandamentos. O Sábado é um Memorial, um Momento nosso para Deus. Os trabalhos que podemos fazer no Sábado é ajudar o próximo e a própria criação, isto é, os animais! Os sábados ultrapassados citados nos ensinos de Paulo referem-se aos feriados judaicos (vf Col 2:16); no AT os feriados religiosos e nacionais, são chamados de sábados que pertencem às leis nacionais e cerimoniais d'Israel. Em contrapartida o Sábado Sagrado permanece desde o início do mundo, por isso o IV Mandamento incia-se com o termo ‘LEMBRA-TE’, porque nós pelas ansiedades do quotidiano, temos a tendência de sermos consumidos pelos excessos de trabalho. A mudança do 7o. Dia para o primeiro dia (Domingo) como dia de descanso sagrado não tem ordem bíblica explícita, mas reside na tradição de padres romanos; não devemos invalidar o Mandamento de Deus por causa de tradições e preceitos de homens (cf Mc 7.5-8).
II – APLICAÇÃO:
Sendo o Mandamento um Preceito (do Latim: PRAECEPTUS), todos os Dez, a Lei de Deus nos Serve como PRECEPTOR, aquele orientador que traz a revelação da Vontade de Deus e presta consultoria e tutoria a fim de aperfeiçoar o Discípulo e conduzí-lo na Verdade. (cf Gt 3.24).
Lucas 6:46 - Não podemos chamar Cristo de Senhor, se não fizermos o que Ele nos manda ;
Mateus 7:21 - Cristo disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus”;
A Lei denuncia nosso pecados e faltas para irmos até Jesus Cristo que é Nosso Advogado diante da Justiça de Deus (cf I João 1.8, 9). Se vivermos na desobediência seremos alvos da disciplina de Deus e, pode ser sinal de perdição e não de salvação. A prática da Iniquidade é a prática deliberada de pecar contra a Lei de Deus! E como explicado, a advocação de Cristo no Santuário Celestial não é levada na brincadeira, pois de Deus ninguém pode zombar (vf Gt 6.7; Heb)
III – MISSÃO:
Traz Noção do Arrependimento: Como falaremos de arrependimento e juízo, se não for entendidas as faltas e dívidas que o pecado traz? (vf Is 1.27; Ezequiel 18:20)
Denuncia sobre a Verdadeira causa da Impenitência e por isso do Juízo das almas incrédulas, vf João 3:19-21. Isto é, o apego à Iniquidade; e o desamor à Sua Vontade expressa nos Seus Mandamentos. Provérbios 8:36 - “Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.”;
Temos responsabilidade de levar a mensagem do Arrependimento : “se tu avisares o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e tu salvaste a tua alma.” - cf Ezequiel 3:21.
Evidencia sua unidade com a Fé na Paciência dos Santos: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.
©2023 – Igreja Batista do Caminho de Casca – CASA DE JUDAH. Missão Batista do Caminho Sulbrasileira/AGEBAM
Comentários
Postar um comentário